top of page

Constelação Familiar e os papéis dos Pais

Atualizado: 6 de fev. de 2020

A importância do Papai e da Mamãe dentro do sistema familiar e como esses papéis são fundamentais para o bem-estar dos filhos.

Já ouviu a expressão “Pai ou Mãe só mudam de endereço”? Sim! Ela faz sentido. Claro que não por uma perspectiva literal, pois as pessoas que assumem esses papéis são gente como a gente, cheias de qualidades, defeitos, experiências de vida e muita, muita personalidade. Porém, os papéis de Pai e Mãe sempre serão os mesmos, sejam em qualquer pessoa, seja em qualquer lugar.


Honrar e respeitar seus Pais deve ser um mantra em sua vida. São papéis sagrados, e que precisam estar em harmonia dentro de você. Daí você se pergunta: Mas como podem estar em harmonia se meu Pai ou Mãe me fizeram mal? A Constelação Familiar te responde: Nossos pais só nos fazem mal se tomamos para nós a doença deles, o que acontece em 99% dos casos, tomamos por amor.


Quer ver um exemplo: uma mãe maltratou a filha por toda sua adolescência. A xingava, denegria, desvalorizava. A filha, por consequência, tomou ódio da mãe. Tomou a sua doença. Doença essa que provavelmente a mãe tomou da avó, consolidando ciclos negativos que só deixam o sistema em desequilíbrio.


Em essência, o amor de Pai e Mãe é inabalável, porém as pessoas que assumiram estes papéis são como você, lembra? Onde tiveram seus traumas e experiências negativas, que consolidaram crenças e padrões comportamentais ruins.

Famílias onde filhos assumem lugar de pai, a mãe de filha, o pai de filho, ou o filho do genitor faltante, qualquer hierarquia familiar que esteja trocada, causa extremo desequilíbrio psicológico sobre os envolvidos, pois é como se a pessoa tivesse que "dar conta" do seu próprio papel e do papel do outro e isso pesa, aumentando a infelicidade do indivíduo e o desequilíbrio familiar.


Por esse motivo, em primeiro lugar, é fundamental que você se coloque no seu lugar de filho. O que isso significa? Significa se colocar no lugar de pequeno por que você veio depois deles, logo pela ordem natural, eles são seus grandes, por que vieram antes de você, assim respeitando a lei da ordem natural das coisas.


Já ouviu aquele ditado de que “briga entre marido e mulher ninguém mete a colher”? Isso vale mais ainda pra você filho. Problemas de grandes devem ser resolvidos por grandes. Não escolham lados, não os julguem, muito menos absorvam suas doenças, pois pequenos, como vimos acima, naturalmente tomam de seus pais tanto o que é bom quanto o que é ruim, pois os amam muito. Tomem dos seus grandes amor e respeito, e acima de tudo honre-os e seja grato, pois se não fossem por eles, vocês sequer existiriam.


Eu sei que existem inúmeras situações traumáticas em relações entre pais e filhos e que nem todo mundo está preparado para largar a doencinha do outro. É aí que entra a constelação, onde de forma simbólica e com uma grande tomada de consciência você se reintegra ao sistema, em equilíbrio, sentindo-se novamente pertencente e grato.


Se reintegrar ao seu sistema familiar de origem, ou seja, a papai e a mamãe, é restabelecer o equilíbrio físico e emocional, por que essas são as dimensões que as relações com nossos pais impactam diretamente. Torne-os fortes dentro de você.


Quer saber mais sobre constelação familiar, acesse aqui.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page